quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

NARA E ARTES PLÁSTICAS


Nara e as artes plásticas
A cantora Nara Leão foi uma artista multimidia:
ela tocou violão, fez gravura, trabalhou em jornal,
trabalhou no teatro, no cinema, escreveu versões, compôs,
produziu discos, lançou artistas.Um dos artistas que Nara Leão lançou foi o
pintor Rubens Gerschman.Eu me lembro muito bem, porque como eu também desenhava e pintava,a referência de Nara ao Gerschman me fez conhecer
seu trabalho, através do quadro "a bela Lindonéia".
Isso aconteceu em 1968, na contracapa do disco tropicalista de Nara,
que ela dedicou ao maridão Carlos Diegues.Ah! Nara escrevia também as contracapas de seus LPs,onde falava do seu processo criativo.
Nesse maravilhososo LP de Nara , de 1968, com a bonita foto de
Pedro Moraes na capa, e arranjos do maestro Rogério Duprat,
Nara escreveu assim:
"Lindonéia - inspirada na Lindonéia (ou a Gioconda do subúrbio) do
jovem pintor Rubem Gershman, Caetano Veloso escreveu esse bolero a meu pedido."
Nara agora então canta boleros??? Era inacreditável !!! Mas, não era um bolero qualquer, era um bolero de Caetano, e inspirado numa obra plástica do Rubem
Gerchman, num dos discos inaugurais do Tropicalismo, com arranjo do Duprat, e capa
conceitual, onde não aparecem nem o selo da gravadora, nem o nome da artista,
para não interferirem na grande foto do filho do "poetinha".
Em julho de 68, eu pude ver o quadro do Rubem e o show de lançamento do LP, na
casa Cangaceiro, em Copacabana. O show começou com os acordes de "Lindonéia", naquela batida típica dobolero, e a gente aproveitou para "gozar"- em todos os sentidos da palavra.Voces sabem, para quem desenha e pinta, e mora no maior interiorão, é muito bom quando uma artista como a dona Nara, nos põe em contato com a arte contemporânea do aplaudido Rubem Gerchman, que ora nos deixou.Pois é, por isso que eu afirmo que Nara Leão foi e é um grande portal para
todas as manifestações culturais da Arte do século XX.
E assim continua pela eternidade!!!!
Murilo Pereira em Floripa no dia 30 de janeiro de 2008

Nenhum comentário: