sexta-feira, 17 de outubro de 2008

CELSO LUNGARETTI


IMPRENSA TOUPEIRA
E ESQUERDA AVESTRUZ
Celso Lungaretti (*)Os petistas ainda cultivam a imagem de perseguidos pela grande imprensa, mesmo estando hoje acumpliciados aos realmente poderosos.
Fingem estar vivendo naquele clima da década de 1980, quando os empresários se dispunham a deixar o País caso Lula fosse eleito presidente da República.
Atualmente, pelo contrário, os grandes capitalistas estão todos acertando novas maracutaias e trombeteando os recordes de faturamento que a política econômica companheira lhes proporciona.Quanto à imprensa, anda cada vez mais dócil, até escondendo os escorregões retóricos de Brancaleone e seu incrível exército.Refiro-me a duas notícias que foram colocadas no ar pela Folha OnLine, mas sonegadas dos leitores da edição impressa, que é aquela que realmente repercute.Então, como não saiu na Folha de S. Paulo, ficou mais fácil para as avestruzes enterrarem a cabeça na areia, deixando passar em branco a repulsiva apologia que o ministro das Minas e Energia Edison Lobão fez da ditadura de 1964/85. Na Europa, historiador que nega a existência do Holocausto vai para a prisão. Aqui, ministro de Estado pode negar à vontade nossa versão particular de Holocausto, pois a esquerda finge que o problema não é com ela.Oportunistas e lacaios do poder, certos progressistas dão muito mais importância à defesa da néo-homófoba Marta Suplicy e dos policiais civis que apanharam da PM do José Serra. Deixaram de seguir os princípios revolucionários, só se mobilizando agora por interesses subalternos. Tornaram-se meros peões no tabuleiro político-eleitoral.Voltando à censura auto-imposta pela Folha, a mais saborosa de todas as declarações que o presidente Lula deu em Moçambique escapou ao correspondente do jornal, mas não ao competente Daniel Gallas da BBC Brasil, cujo texto foi aproveitado na íntegra pela Folha On-Line.Queixando-se da falta de tempo para realizar tudo que pretende, Lula saiu-se com esta:
- O que eu quero dizer é o seguinte: é que o mandato de um presidente é de cinco (sic) anos. No tempo em que você tinha os faraós e os imperadores, aí as coisas aconteciam. E essa é uma inquietação que eu tenho.Segundo Gallas, foi uma frase proferida em tom bem-humorado. Mas, claro, nenhum editor de política que se norteasse por critérios exclusivamente profissionais a ignoraria, até pelo que tem de anedótico: não é todo dia que um presidente verbaliza tão candidamente o quanto lhe agradaria permanecer no poder além do que lhe facultam as regras democráticas, inclusive cometendo o ato falho de acrescentar um ano ao seu mandato...O editor da Folha de S. Paulo, entretanto, preferiu limitar-se ao relato anódino do seu correspondente, deixando de lado o material infinitamente mais trepidante que tinha em mãos.Então, Brancaleone lhe fica devendo a cortesia de não ter tornado mais conhecida sua fantasia de igualar-se a Ramsés e Calígula; e um integrante do seu incrível exército, a de não ter tornado mais conhecida sua condição de viúva da ditadura, que até hoje continua fiel ao totalitarismo.
* Celso Lungaretti, 58 anos, é jornalista, escritor e ex-preso político.

Um comentário:

Unknown disse...

Um Personagem Simbólico: Na extinta Tv Manchete passou muito tempo atrás uma novela...Xica da Silva. Havia um personagem que era uma simples costureirinha, que vivia com muitas dificuldades à custa de seu ofício.Seu sonho era casar-se mas apesar de sua honestidade , candura e beleza não conseguia pretendentes por ser pobre e sem família.No decorrer da trama após muitas humilhaçoes ela se tranforma na "puta" mais cobiçada,desejada e cara da região.Os homens se dispunham agora a qualquer coisa para tê-la só pra si...
Assim vejo O PT. Eu trabalhei muito pra formarmos este partido, desde o ínicio muita conversa sã, muita panfletagem, ,andar muito atrás de filiações...Muita pureza de idéias e nenhum dinheiro.Tudo com muito sacrfício...Pra conseguir uma vaga na Câmara Municipal era um esforço tremendo...rejeição, incompreensão...repressão.
Daí as coisas começaram a andar...e tomarem caminhos prostituídos; e infelizmente só assim o povo passou a desejar o PT. Ficou fácil; o PT botou preço em seu corpo e passou a ser cobiçado pelos homens que o negavam enquanto carregava a bandeira do trabalho, a beleza e pureza dos ideais!
Então o que somos? Botamos preço no corpo...aceitamos "agrados" em troca de ceder prazeres!
Então quem são esses que agora aceitam e desejam esse corpo prostituído? Seremos diferentes uns dos outros ou farinha do mesmo saco???