quarta-feira, 8 de outubro de 2008

GRUA LIVROS


Grua Livros lança primeira tradução para o português
de "Terra sem Mapa", de Ángel Rama
"Terra sem Mapa" é o título de estréia da Grua Livros, uma delicada obra de ficção de Ángel Rama, um dos mais importantes intelectuais uruguaios do século passado, falecido em 1983. O livro foi escrito em 1959, e traduzido por Roseli Barros Cunha, especialista na obra literária e crítica de Ángel Rama.Na obra, o autor reconta as histórias de sua mãe quando menina, entremeando com outras histórias de meninas na mesma Galícia do início do século. Sua leitura é um caminho de leveza, que aos poucos, fio a fio, vislumbra-se a estampa, ainda que não se entenda bem o mecanismo do tear. "Terra sem Mapa" tem um lugar especial. Aquele que não se sabe bem onde fica, entre a memória e a invenção, entre o sentimento e a razão. Sem mapa, mesmo.O romance "Terra sem Mapa" ganhou os prêmios Ramón del Valle-Inclán, pelo Centro Galego de Buenos Aires, em 1959, e o Vieira de Plata, em 1970.
Sobre a Grua Livros:
A Grua Livros nasceu no começo de 2008 da experiência e amizade dos escritores Carlos Eduardo de Magalhães e Adauto Leva, que já tiveram títulos publicados em casas como Rocco, Cosac & Naify, Editora 34 e 7 Letras.
Agora do outro lado da mesa, os escritores-editores entram no mercado com dez títulos já contratados. Com ênfase em livros de ficção e não-ficção de qualidade - bom papel, bom texto e boa apresentação gráfica - a editora tem 5 títulos programados para 2008 e outros 5 já contratados para 2009.
Sobre Angel Rama:
Ángel Rama (1926-1983) foi um dos mais destacados intelectuais uruguaios do século XX. Talvez o grande crítico latino-americano do seu tempo, Rama era um estudioso original. Seus ensaios sobre teoria literária e sobre história da literatura são fonte obrigatória para quem envereda em cultura latino-americana.
Sobre Roseli Barros Cunha:
Roseli é tradutora e doutora em Letras pela USP. Desde 1994 estuda a literatura latino-americana, em especial a obra literária e crítica do uruguaio Ángel Rama. Publicou vários artigos sobre esses temas e Transculturação narrativa: seu percurso na obra de Ángel Rama, em 2007.
Grua Livros chega ao mercado com dez títulos contratados
Para mais informações:
Didi Azevedo
didi@didiazevedo.com.br
Flávia Andreatta
flavia@didiazevedo.com.br
11 3644-3826

Nenhum comentário: