sexta-feira, 27 de novembro de 2009

CARTAS


EL PAÍS"
Não entendi a declaração do jornal espanhol "El País", que disse que a divergência entre os Estados Unidos e o Brasil sobre a questão de Honduras pode ser a primeira vez que Lula se veja contra as cordas em um conflito internacional, ele que tem sido considerado um grande conciliador. Conciliador de quê? No Brasil, Lula tem sido um verdadeiro ditador e um grande promotor de conchavos, pouco ligando para a opinião de adversários e de brasileiros descontentes.
Só se o jornal espanhol considera que ele foi conciliador quando tornou amigos do peito seus outrora inimigos do tempo do Lula candidato, Sarney, Collor, Renan e Jader, dentre outros.
Ronaldo Gomes Ferraz ronferraz@globo.com
Rio de Janeiro
SOLUÇÃO JUSTA PARA A PARTILHA DO PRÉ-SAL
Quando se fala em partilha, a primeira conotação que se faz é referente à herança (partilha de quadrilha à parte). A partilha de uma herança é, obviamente, feita entre todos os herdeiros. Se considerarmos o valor total dos royalties como herança da natureza destinada ao Brasil, deveremos dividi-lo igualmente entre todos os brasileiros. Partindo dessa premissa, chegamos a uma solução para a justa divisão dos royalties oriundos da extração do petróleo do pré-sal. O rei Salomão, para resolver a questão e acabar com a infrutífera disputa entre os Estados, provavelmente aprovaria a seguinte solução: seja dividido o valor pelo número de Estados da União, a cada um cabendo quinhão proporcional ao número de habitantes. Aproveito a ocasião para sugerir aos excelentíssimos senhores congressistas que elaborem legislação complementar que especifique a destinação desses recursos, estabelecendo uma percentagem para cada uma das áreas a serem contempladas, tais como educação, saúde, segurança, saneamento básico e transporte, vedados destinos aleatórios.
Roberto Twiaschor rtwiaschor@uol.com.br
violinista e engenheiro
São Paulo
DEBOCHESabendo-se que, no Brasil, a cada 100 mil pessoas, ocorrem, em média, 25 assassinatos, uma das maiores - senão a maior - taxa de homicídios intencionais do planeta e que traficantes dominam vastas áreas de nossos centros urbanos, soa como deboche a pretensão do Brasil de ocupar o posto de diretor executivo do Escritório da ONU para o "Combate ao Crime e Drogas". Ao reverso do complexo de "vira-lata" - expressão cunhada pelo dramaturgo Nelson Rodrigues, que percebia certo sentimento de inferioridade do brasileiro - parece que o (des)governo Lulla sofre de complexo de ‘cachorro grande’ que o faz, não obstante seus rompantes terceiro-mundistas, cobiçar um assento permanente no Conselho de Segurança do mesmo Órgão. Esse (des)governo petista precisa se enxergar e alguém avisar a Lulla & Cia. que, antes de o Brasil pretender ditar às demais nações do planeta normas contra o crime, precisa, antes, dar o exemplo e fazer sua lição de casa: combater, com rigor, dentro de nossas fronteiras, a delinquência em todas as suas vertentes (a começar por processar os ‘queridinhos’ do MST); criar condições institucionais para que se possa punir exemplarmente os criminosos, reformando-se nossos anacrônicos códigos penal e processual penal, agilizando-se a Justiça, e, por fim, construindo estabelecimentos prisionais seguros, onde se respeite a dignidade do apenado mas, ao mesmo tempo, o impeça de transformar esse espaço de suposta "recuperação" ou "reeducação" num infame escritório de atividades antissociais.
Silvio Natal silvionatal49@yahoo.com.br
São Paulo
IPI ELEITOREIRO
O ministro Guido Mantega anunciou que o governo vai conceder mais uma isenção do IPI. Dessa vez é para os móveis , com um custo para os cofres públicos na ordem de 217 milhões que somados as isenções para os materiais de construção e os veículos com motor flex, ultrapassam a casa do bilhão .Essa isenção é eleitoreira mesmo. Uma coisa interessante ; " Esse ministro usou a imprensa para descartar reduzir a carga tributaria do material escolar e para reafirmar aos deputados que os Projetos de lei do senador Paulo Paim, que devolvem aos aposentados os seus direitos, quebra a Previdência Social. O que mais preocupa o estudante e o aposentado não é o ministro Mantega e sim os ministros da Educação Fernando Haddad e o da Precedência Paulo Pimentel que, como Mantega, só aparecem para defender o governo. Acorda eleitor brasileiro. 2010 vem ai.
Leônidas Marques leo_vr@terra.com.br
Volta Redonda - RJ
EMPREGOSO presidente Lula, em mais uma de suas sacadas ilusionistas, afirmou que em 2009 terão sido gerados mais de um milhão e trezentos mil empregos. Quem anda pelas ruas de nossas principais cidades, sabe que isso não é verdade. Em Recife por exemplo, onde as ruas, largos e praças, estão cada vez mais repletas de vendedores ambulantes, flanelinhas e moradores de rua, se inscreveram mais de 100.000 pessoas para o concurso de soldado da Policia Militar, disputando 2.000 vagas. Também dentro da estimativa ou palpite presidencial (a área econômica é pródiga em palpites sem embasamento técnico), deve-se considerar que está em curso uma avassaladora fiscalização do Ministério do Trabalho sobre as micro e pequenas empresas, onde normalmente está instalada a informalidade, como recurso de sobrevivência. Os encargos sociais que pesam sobre a folha de pagamento deste segmento, além de um salário mínimo descompassado da realidade nacional, contribuem para o desaparecimento precoce desses pequenos e valorosos empreendedores, com o fechamento de milhares de postos de trabalho. A severa perseguição ao segmento não cria novos empregos, mas apenas os formaliza por um breve período de tempo. Se desonerassem, sem embustes, este setor, responsável por 75% dos empregos desse País, os reflexos seriam dez vezes melhores que o eleitoreiro Bolsa-Família.
Sergio Villaça svillaca@terra.com.br
Recife

Nenhum comentário: