sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA




"Sustentabilidade Corporativa"
"Sustentabilidade é um tema muito debatido nos dias atuais, trata-se da busca por melhorias contínuas. Realizar projetos que tragam benefícios sociais hoje, porém, que mantenham o foco no amanhã para que ele seja promissor. Preocupar-se com sustentabilidade é ser ambiental e socialmente responsável. Crescer sem esgotar os recursos naturais.
O progresso, o qual traz tantos benefícios à sociedade, em contrapartida, tem destruído o meio ambiente. Muitos danos são provenientes do progresso, como por exemplo, a poluição que é prejudicial à saúde. Outro exemplo, o consumo nada consciente de água. Infelizmente, apesar de muitos debates e reportagens a respeito desse tema, as pessoas ainda desperdiçam esse bem precioso, a água, que poderá estar escassa no futuro. Chega-se, portanto, à conclusão de que somente um bom planejamento poderá levar a resultados positivos. Pois, muitos são os cuidados a serem tomados para que haja desenvolvimento social. Traçar metas, realizar ações contínuas de modo a manter a realização dos projetos em busca da geração de riquezas é importante, entretanto, fazer um levantamento do que é necessário ter para que seja possível respeitar os princípios que resultarão no bem-estar social é indispensável.
O novo cenário mundial, a modernidade, a globalização trazem novas tendências ao mercado, o qual está mais dinâmico. As empresas sabem disso e, atualmente, incluem em suas metas não apenas o retorno financeiro, mas também a preservação dos bens e recursos. Pois precisam acompanhar o dinamismo do mercado. Além disso, visar à capacitação e especialização dos seus profissionais, bem como gerar empregos também faz parte dessa nova visão.
Compreende-se que empresas, tempos atrás, preocupavam-se única e exclusivamente com seus lucros e suas vantagens. Não se importavam com as comunidades em que estavam inseridas, muito lixo e poluentes foram jogados em rios, por exemplo. O fato é que elas foram obrigadas a mudar essa conduta, a princípio, por obrigação, o que não significa que todas empresas atendiam. Posteriormente, as mudanças ocorreram pela visão de futuro, pela necessidade e até pela consciência, as empresas focaram nas oportunidades de negócios e na imagem organizacional. Ainda há muito que ser feito, porém, já há alguns avanços. Deve-se analisar se será possível realizar determinado projeto, se a escassez dos recursos permitirá. Estratégia e planejamento são o caminho.
Sabe-se que é vantajoso para as empresas pensar em desenvolvimento sustentável, é possível lucrar e ser responsável. Para se obter sustentabilidade corporativa é necessário estar preparado pra ela e continuar buscando melhorias sempre, rever os planos de ação e as ferramentas que se tem. Saber onde se quer chegar e como.
Trabalhar com ética se torna um grande diferencial para qualquer organização. E preocupar-se com o futuro das próximas gerações tornou-se mais do que uma causa nobre e bonita, virou necessidade. A natureza já não pede por socorro como afirmam muitas pessoas, ela implora. E está nas mãos não apenas das empresas. Mas de cada um de nós cidadãos atender seus apelos e salvá-la".Sandra Franzoso franzososand@hotmail.com)

Um comentário:

Sandra F. disse...

Obrigada pela publicação do meu artigo, grande abraço!