quinta-feira, 22 de julho de 2010

VAN GOGH


Retrato do Doutor Gachet- Van Gogh
Auvers-sur-Oise: Junho,1890,
(ColeçãoRyoei Saito- (Leilão de Christie, Nova Iorque, 15/05/1990)

O Retrato de Doutor Gachet é uma das mais famosas pinturas de Van Gogh. É notável por vários razões. Foi pintado nos últimos meses da vida de Vincent e o assunto foi motivo de muito controvérsia. Como era o competente DoutorGachet? O que quis dizer Vincent quando ele escreveu ao seu irmãoTheo ".. ele é mais doente do que eu"?
Este retrato é também é um Van Gogh muito conhecido e detem a distinçãode ser a pintura mais cara vendida em um leilão. Em 15 demaio de 1990 O Retrato de Doutor Gachet foi arrematado em apenas três minutos por $82.5 milhões de dólares, por Ryoei Saito, o segundo maior fabricante de papel do Japão.
Observe a tampa da mesa de Gachet. A planta que aparece é a "dedaleira" da qual extrai-se a droga digital. Alguns consideram que isto pode ser um símbolo para a profissão de Gachet, para outros é uma indicação que o próprio Van Gogh estava fazendo em relação ao médico que o tratava. SARINHA/orkut amada arte

Um comentário:

SAM disse...

Olá amigo! É um enorme prazer conhecer este espaço dedicado as artes, com tanta beleza e afeto.

Recebi, via Orkut, um comunicado da querida amiga Georgina e vim agradecer e deliciar-me com este belo espaço. Parabéns!

Beijos, com carinho.

Sarinha Freitas