quinta-feira, 5 de maio de 2011

CONTINENTAL COMBO


CONVENIÊNCIAS NA CIDADE
(O NOVO CD DA BANDA CONTINENTAL COMBO)

Este é o novo cd da band paulistana CONTINENTAL COMBO, composta por Sandro Garcia, Rogério Meni, Carlos Rodrigues, e agora também, pelo guitarrista Carlos Nishimiya (ex-Maria Evangélica e atual Surfadélica). Fotos de Roberto Iwai e Patrícia Mitkus; design de Consuelo Gregori, realçando o tema essencialmente paulistano, que permeia a carreira do CONTINENTAL COMBO. A sonoridade se mantém fiel ás influências registradas nos trabalhos anteriores, mas há um progresso musical sutil, e a participação de Carlos Nishimiya, pareceu-me fundamental, contribuindo intensamente neste álbum, exibindo técnica e experimentalismo pop. Talvez falte ainda ,ao perfil do CONTINENTAL, uma levada mais hard, mais puch,sem afetar é claro, suas características básicas. Isso é apenas um detalhe, pois a banda continua coesa, competente, fornecendo assim, um registro -cinematográfico da cena paulistana. Há também mudanças de compasso em músicas como "Um dia Melhor", e eventuais flertes ao cinema nas letras do disco,e um certo clima surrealista, que poderia ser mais aprofundado, visto que o espírito surreal é sempre relevante em qualquer época e lugar. O Continental Combo é uma das bandas mais importantes no contexto da música pop brasileira, ao lado do inesquecível VIOLETA DE OUTONO, porque nestas bandas identifica-se uma postura coerente, fiel, independente, ousada, e uma plasticidade pop comovemte. Neste cd destaco as seguintes preciosidades musicais: EM CADA CORAÇÃO UM PUNHAL/UM DIA MELHOR/OI GOODBYE/O PÁSSARO COMEU O SOL/JOGOS METROPOLITANOS/TANTO TROVÕES/EU E MEUS PENSAMENTOS
Posso dizer que EU E MEUS PENSAMENTOS talvez seja a composição mais longa de toda a obra do CONTINENTAL COMBO,e minha música preferida neste disco. EU E MEUS PENSAMENTOS poderia ser até mesmo o título deste cd, por possuir uma plasticidade elegante, sugerindo futuras possibilidades sonoras para a banda. O Continental Combo traduz a cidade de SÃO PAULO, imersa em sonhos e desencantos.
everi carrara:músico, escritor e editor do site telescopio.vze.com

Nenhum comentário: