quinta-feira, 30 de junho de 2011

FRANCESCO NAPOLI


amigos,

na próxima quinta feira haverá um show de lançamento de meu cd "pausa para".

Estão todos convidados!

abraço!!

Lançamento do Cd “pausa para” de Francesco Napoli

Dia: 07 de Julho de 2011 – quinta-feira

Horário: 20 h

Local: Teatro da Biblioteca

Endereço: Pça da Liberdade, 21 térreo Funcionários.
(31) 3337-9693/ 3292-4706 (fax)/ 9713-8019
teatrodabiblioteca@gmail.com

Valor do Ingresso: $10,00 (a cada ingresso = 1 CD)

Informações: Camila Buzelin – 9713 8019


Encarte.jpg



Conceito



“pausa para” é um disco de canções em processo de criação registradas de modo não-definitivo. Francesco Napoli, em seu primeiro trabalho solo, reuniu os amigos e gravou suas idéias de modo espontâneo, criativo e intermidiático.



Parceiros/Convidados

* Estão presentes diálogos com poetas como Wilmar Silva (com o qual Francesco apresenta o programa TROPOFONIA na rádio UFMG educativa – 104,5 FM e gravou em 2010 o disco de poesia biosonora NEONÃO). Em três faixas que se aproximam da poesiabiosonora: “ee”; “eu e você” e “noa”.


* Vera Casa Nova e Marcelo Kraiser (com os quais já atuou em performances como PSIU POÉTICO-MOC- e Intromissões Poéticas). Um poema do livro Lucia Rosas foi introduzido no território da música intitulando-se: “o não é”.



* Marcelo Dolabela com o qual Francesco atua no grupo Caveira My Friend, além de outras parcerias gravadas pelo grupo de rock zanzara desde 2001. No disco pausa para, Dolabela faz uma intervenção na faixa “janelas abertas #3” intitulada por ele e escreve o texto externo de apresentação.



* Pedro Morais destaque da cena musical de Minas Gerais, Pedro canta duas canções de Francesco: “duas cabeças” e “outro”.



* Raphael Sales (cantor e compositor), Iara Andrade (instrumentista), Héctor Gaete (baixista do zanzara) e Gleison RC (baterista do !slama) participaram da canção “por fora”, mas Gleison também faz bateria em “Nem marginal, nem herói, sorvete, caos e janelas abertas #3.



* Philippe Lobo Músico compositor, arranjador, violonista, guitarrista e produtor musical. Participou do processo de masterização do disco é uma peça chave na execução ao vivo nos show.



* Julia Branco com sua voz cristalina interpreta “a espera”.



* Carol Viveiros canta com Francesco “sorvete”.



* Mamão Mamede, percussionista que atua nas faixas “duas cabeças”, “janelas abertas #3”, “quimera” e “vossa mercê”,


* Camila Buzelin artista visual que fez as ilustrações da capa e do encarte, escreveu um dos textos de apresentação, fez vocais em “fontes”, cuidou do figurino e iluminação do show e ainda atuou na produção executiva do disco.

* André Soares gravou, mixou e masterizou o disco, além de atuar na faixa “o silêncio vai em ruído”.

* Saulo Fergo (instrumentista), Camila Teixeira (guitarrista), Mamão Mamede (percussionista), Crsitiano Curinga (baterista), Kim Gomes (guitarrista) e Judson Menezes (baixista e baterista) também compõem o espetáculo compartilhando seus talentos.



O show
O teatro da Biblioteca (recebe no dia 07/07, às 20h o show “pausa para” que tem cenário, luz e figurino de Camila Buzelin, produção executiva de Paloma Parentoni e conta com as participações musicais de Pedro Morais, Marcelo Dolabela Julia Branco, Wilmar Silva, Philippe Lobo, Gleison rc, Mamão Mamede, Raphael Sales, Iara de Andrade, Hector Gaete, Saulo Fergo, Judson Menezes, Cristiano Curinga, Kim Gomes e Camila Teixeira. O ingresso custa dez reais e dá direito a um cd.



O show será registrado por Philippe Lobo e André Soares e futuramente será lançado um novo cd com as versões desenvolvidas a partir dos ensaios dando continuidade ao conceito “pausa para”.

Marcelo Dolabela sobre “pausa para”:
A dialética a partir da entropia
Há algum tempo, o Rock brasileiro vem ressurgindo em novo formato e em dimensões mais diminutas e/ou localizadas (em nichos). Saiu o (super)grupo e entrou o coletivo (de grupos, artistas, produtores, etc.); saiu o astro e surgiu o artista-maestro que, mesmo lançando obras autorias, traz consigo um pequeno coletivo, um combo funcional para a empreitada. Paradoxalmente, com o barateamento técnico, o artista-pop-star está em crise, se exercitando para confirmar essa nova lei.

Paul McCartney e Prince são multi-instrumentistas, autores de obras-de-um-homem-só, tornaram-se tópicos de enciclopédia, por essas habilidades. Para sobreviver, o coletivo está engolindo as virtuosidades. Francesco Napoli, há quase uma década, vem agindo e agitando nesse "novo" formato. É solo, mas é grupal; é "free", mas está em vários coletivos. Pausa para é uma obra que prova esta práxis. A ficha técnica das canções é o melhor exemplo dessa renovação e revolução – dialéticas – a partir de obesas e obsoletas entropias que a história pede para serem deglutidas.

marcelo dolabela – bhz. jun. 2011

Camila Buzelin sobre “pausa para”:
Escrevo para dizer o que vi de perto (pausa) quando Francesco iniciou a ideia de gravar algumas músicas que estavam guardadas (pausa) desde 2001 (pausa) ainda era algo em aberto (pausa) experimentar arranjos e ter este registro (pausa) o projeto cresceu (pausa) criou-se então uma família musical (pausa) amigos em torno de um mesmo projeto (pausa) (pausa) as canções têm um corpo só (pausa) aqui não temos pausa para refrão (pausa) talvez por causa da pulsação da poesia em sua música (pausa) o resultado (pausa) como ele mesmo diz (pausa) ainda não é definitivo (pausa) mas eu acho que está pronto (pausa) é isso (para)
Camila Buzelin/tela:magritte

Nenhum comentário: