quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Lançamento | Mutações - A invenção das crenças


Coletânea de artigos filosóficos discute as distâncias entre a fé e a razão
Título: Mutações – a invenção das crenças
Organizador: Adauto Novaes
Número de páginas: 530
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 70
ISBN: 978-85-7995-014-8


As crenças religiosas, políticas ou sociais sempre tiveram papel determinante na história. Basta lembrar que elas dão nome às mais diversas civilizações, como a Civilização Ocidental Cristã, a Civilização Islâmica ou, hoje em dia, a Civilização Tecnocientífica, explica Adauto Novaes em Mutações – A invenção das crenças, quarto volume da série Mutações, publicado pelas Edições SESC SP.
Nesta obra, as crenças são entendidas como “os ideais políticos, os valores morais e éticos, as novas visões de mundo, as construções imaginárias nas artes, enfim, tudo aquilo que Paul Valery define como coisas vagas, isto é, tudo aquilo que se opõe aos fatos ou à ‘realidade’”. E, para refletir sobre as crenças e os saberes, a fé e a razão e até mesmo sobre a descrença, Adauto Novaes reuniu contribuições de 22 filósofos brasileiros e estrangeiros em um compêndio profundo, que busca superar as dicotomias e instigar o questionamento, insinuando até que, talvez, o conhecimento racional desta época tecnocientífica seja feito da mesma argila mítica com a qual foram moldados os homens.
Os artigos, assinados por nomes como Franklin Leopoldo e Silva, Vladimir Safatle, Jorge Coli, Jean-Pierre Dupuy, Fraçois Jullien e Pascal Dibie, são resultado das palestras apresentadas no Ciclo Mutações – A invenção das crenças, em 2010, no SESC Vila Mariana, em São Paulo, que também foi realizado nas cidades de Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte. Para o diretor regional do SESC SP, Danilo Santos de Miranda, o livro tem a grandiosidade de toda inquietação. “Creio que, ao publicar este livro, o SESC São Paulo tem a nítida certeza de que há mais libertação nas palavras nele inseridas que amarras; há mais sentido que caos. Sinto no frescor desta incólume pupa o prosperar de voos grandiosos e mutantes”, afirma ele.
Pela série Mutações, Edições SESC SP já publicou Mutações – A experiência do pensamento, além das obras A condição humana – As aventuras do homem em tempos de mutações e Mutações – Ensaios sobre as novas configurações do mundo, ambas em parceria com a Agir Editora.

Sobre o organizador – Adauto Novaes é jornalista e professor; foi por vinte anos diretor do Centro de Estudos e Pesquisas da Fundação Nacional de Arte/Ministério da Cultura. Em 2000, fundou a empresa de produção cultural Artepensamento. Os ciclos de conferências que organizou resultaram nos seguintes livros de ensaios: Os sentidos da paixão, O olhar, O desejo, Ética, Tempo e história (Prêmio Jabuti), Rede imaginária: televisão e democracia, Artepensamento, A crise da razão, Libertinos/libertários, A descoberta do homem e do mundo, A outra margem do Ocidente, O avesso da liberdade, Poetas que pensaram o mundo, O homem-máquina, Civilização e barbárie, O silêncio dos intelectuais, todos editados pela Companhia das Letras. Publicou ainda A crise do Estado–nação (Record, 2003), Muito além do espetáculo (Senac São Paulo, 2000), Oito visões da América Latina (Senac São Paulo, 2006), Ensaios sobre o medo (Edições SESC SP/Senac São Paulo, 2007), O esquecimento da política (Agir, 2007), Mutações: ensaios sobre  as novas configurações do mundo (Edições SESC SP/Agir, 2008), A condição humana (Edições SESC SP/Agir, 2009) e Vida Vicio Virtude (Edições SESC SP/Senac São Paulo, 2009). 





Conheça os 23 textos que compõem o livro e seus respectivos autores:




A invenção das crenças - Adauto Novaes
Incerteza e descrença - Luiz Alberto Oliveira
A lenda do Grande Inquisidor: a noite das crenças - Frédéric Gros
Os últimos dias de um profeta - Newton Bignotto
Crença, mística e saber oculto - Franklin Leopoldo e Silva
Fé e saber - Oswaldo Giacoia Junior
Crença: aquém e além da razão. Da Europa para a China, ida e volta - François Jullien
Ciência e religião: crença contra crença? - Sergio Paulo Rouanet
Crer é não crer: as crenças religiosas, a violência e o sagrado - Jean-Pierre Dupuy
Heresias (Pensamentos ateológicos) - Michel Deguy
Ave, Maria - Michel Deguy
Ceticismo, erro, verdade - José Raimundo Maia Neto
Crença na palavra, aposta no sujeito - Maria Rita Kehl
A crença no melhor argumento: sobre o fundamento fantasmático da autoridade - Vladimir Safatle
Crença e militância: o santo combate - Eugênio Bucci
Crença e opinião - Marcelo Coelho
Crença, descrença de si, evidência - Renato Lessa
As armadilhas da história universal - Marcelo Jasmin
Camus e o Mediterrâneo: do absurdo ao sol do meio-dia - Olgária Matos
Sobre crença e experiência - João Carlos Salles
Razão crítica, razão instrumental e crença - Antonio Cicero
Triste e sorridente metafísica - Jorge Coli
As portas das crenças - Pascal Dibie

Nenhum comentário: