terça-feira, 1 de novembro de 2011

RICARDO RIGHETTO


Salve Tricolores

Minha última coluna abordou a saída de Adílson Batista e a chegada de Emerson Leão. Afirmei que esta troca não seria suficiente para fazer o time engrenar, pois o problema está dentro das quatro linhas e na diretoria. Os resultados no meio e final de semana confirmaram minha tese.

Juvenal Juvêncio é um presidente com muitas qualidades e defeitos. Sou humilde a ponto de afirmar que ele administra muito bem o clube financeiramente, além de ter feito o patrimônio físico crescer consideravelmente. Embora Cotia não tenha ainda dado bons resultados, acredito que sua criação foi uma ótima jogada, visto que grandes empresas estão adquirindo os direitos federativos sobre a maioria dos novos jogadores. Assim o SPFC conseguirá formar jogadores próprios e lucrar mais nas vendas, sem dever nada para estas empresas. Em contrapartida, Juvenal é um presidente muito arrogante e centralizador. Sua personalidade não é novidade para nenhum leitor, afinal quem nunca viu suas famosas declarações engrandecendo o Tricolor e esculachando todo o resto? A Fifa, CBF, FPF, Rede Globo e principalmente o Corinthians já foram alvos do cartola. Além da arrogância, Juvenal peca muito na centralização do poder. Acredito que todos aqui já sabem que Juvenal não escuta ninguém dentro do SPFC, apenas sua opinião é a que vale! Com isso assistimos diversas presepadas, inclusive a má formação de elenco.

Desde 2008 o presidente Tricolor não consegue formar um time competitivo. As contratações foram baseadas em jogadores que estavam em final de contrato com seus clubes. Com isso o São Paulo trouxe reforços a custo zero (compra), porém com alto custo de salários e luvas. Posso estar errado, mas apostar em jogadores que nem seus próprios clubes fizeram esforço para renovar seus contratos, normalmente será “furada”.

Juvenal precisa urgentemente acabar com essa política de contratações, procurar parceiros para trazer bons jogadores e misturá-los com os garotos de Cotia. Além disso, a escolha destes atletas deve partir de pessoas mais qualificadas, pois o cartola já mostrou que não é competente o suficiente para realizar a função.

O atual time de Juvenal Juvêncio é fraco! O lateral direito não sabe apoiar, o esquerdo não está jogando nada e para piorar não há reservas de ofício para as duas posições (Henrique Miranda ainda é muito novo e Jean é volante). Na defesa, Xandão é um zagueiro muito fraco e o Rhodolfo (deve sair final do ano) está em má fase. O meio é carente de um primeiro volante e um armador. Ano que vem ainda ficará sem um segundo atacante, já que Dagoberto deixará o clube. O veterano Rivaldo também sairá do Tricolor.

Para reforçar o time, fiquei sabendo que existem dois nomes certos para 2012: Paulo Miranda (zagueiro do Bahia) e Fabrício (volante do Cruzeiro). Ainda correm rumores que a diretoria está interessada no Taison (ex-Inter), para preencher a vaga de Dagoberto.

Vocês acham que essas mudanças serão suficientes?

Sinceramente, caso a diretoria não altere sua política e reformule totalmente este time, os resultados de 2012 serão os mesmos de 2011.

Por isso enfatizo: mudanças já! É melhor prevenir do que remediar!

Ricardo Righetto é São Paulino de coração. Reside em Santa Catarina, tem 24 anos.

Fale comigo: dodiman@saopaulofc.com.br
fonte: www.saopaulofc.com.br

Nenhum comentário: