sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

ENTREVISTA COM A BANDA KLATU


ENTREVISTA COM A BANDA KLATU
ENTREVISTA COM A BANDA KLATU

1- COMO SURGIU A BANDA KLATU ?

(Leco Peres) Olá Everi, é um prazer escrever para o seu blog! Na verdade a banda surgiu da inquietação da alma, numa conjunção de necessidade de rock mais vontade do infinito. Só a música autoral resolve essas coisas. Naquele enfoque de raciocínio linear, surgiu da minha parceria de alma com a Carol Arantes, harmonia e melodia, ritmo e letra, e eis “Em Busca do Rock Infinito” (2008). De lá pra cá várias coisas, e mais ainda com a união de André Barará nas guitarras e Fê Felpz na bateria, para outro nível de infinito, nem digo pós-moderno, de adjetivos diria intenso e eficaz.

2-QUAIS AS CARACTERÍSTICAS MUSICAIS DA BANDA?

(Leco) Nos sons a liberdade, nas letras a urticária, no palco a entrega. Hoje em dia falta um pouco de verdade, de honestidade, de superação de rótulos e modelos, e é nessa lacuna que a gente busca a motivação do som e de tudo mais. Eu particularmente gosto de baixo distorcido e presente, arranjos elaborados, sofisticação rítmica, vocal soul, mistura de molhos, balanço latino-americano.

3- NO MOMENTO, QUE SONORIDADES VOCES ESTÃO INVESTIGANDO?

(Leco) Estou estagnado. Parei no blues raiz, no bebop jazz, no zappa, no baião progressivo, no soul mineiro. Num consigo sair desse círculo maravilhoso!

4- QUAIS ARTISTAS VOCES APRECIAM, NO BRASIL E NO MUNDO?

(Leco) Vamos aos nomes (em ordem aleatória e esquizofrênica): Gal Gosta, Black Sabbath, Jorge Ben, Jeff Beck, Tim Maia, Rita Lee, Stone Temple Pilots, Som Nosso, Elis Regina, Marvin Gaye, Humble Pie, Hermeto Paschoal, Grand Funk, Gilberto Gil.

5- ESSE CONCEITO DE "ROCK INFINITO", PODERIA SER APLICADO TAMBÉM PARA AS ARTES EM GERAL, visto que o mundo está globalizado ou como diria TOM ZÉ "globarbarizado"?

(Leco) Espero que sim. Nada melhor do que a liberdade, não esse modelo consumível reduzido a notas de revista ou cases de empresa, não a mera informação para campanhas de marketing, e sim a honestidade e promoção humana através da arte. A arte não pode ser produto, não podemos nos render à mediocridade e reducionismo do humano para formulinhas de sucesso.

6- PARTIDO DESTE CONCEITO DE PESQUISAR NOVAS SONORIDADES,E ESPONTANEÍSMO, PODE-SE EXPERIMENTAR NOVAS PERSPECTIVAS DE LINGUAGENS E CAMINHOS PARA UMA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO?

(Leco) Eu diria que essa é a tática de guerrilha contra os percalços da modernidade. Tudo sempre foi dialético, a evolução do pensamento e da cultura sempre veio na influência do ontem sob a ótica do hoje, olhando para o futuro. Linguagens são meios de dizer as coisas, e isso nunca deve ser podado, nunca deve prevalecer uma tirania de certo e errado, porque as pessoas são diferentes e a diversidade é a vantagem de habitar num planeta que convive Minas Gerais com tundra. Por isso que rótulos e estilos não dizem nada, Gilberto Gil pode ser mais transgressor que um Slipknot, dependendo da mensagem e do teor da quebra.

7- A ARTE PODE AINDA REVERTER O PENSAMENTO HEGEMÔNICO, ALIENANTE, MIDIÁTICO QUE GOVERNA ESSE PLANETA EM TRANSIÇÃO?

(Leco) É pra isso que insisto no Klatu, é pra isso que engulo sapos e sambo nos percalços de egocentrismo, egoísmo e vaidade alheios. A arte é o que temos de melhor, porque é o meio de um ser humano dizer o que é e o que pensa, sem restrições, num nível de comunicação potencial e pleno, além do simples vocabulário e alguns grunhidos de “bom dia” socialmente determinados.

8- QUAIS OS MAIORES DESAFIOS PARA O MÚSICO NESTE PAÍS?

(Leco) Há desafios globais para o músico na sociedade de massa, uma miscelânia do que falei nas outras perguntas, mas no Brasil especificamente temos o torpor do regionalismo. Explico: há um partidarismo a favor de certas tendências musicais que posam de tendências únicas da brasilidade, um refugo romântico de carmem mirandismo, como se Pelé fosse a verdade absoluta e Ronaldo apenas uma fraude. Não se valoriza a diversidade, o muticulturalismo próprio do Brasil, é a lógica da exclusão que cria tantos monstrinhos da indústria cultural. Eu especificamente cresci ouvindo rock, tudo completamente ornado com minha vida paulistana urbana, e depois busquei mais temperos, o samba, a MPB, o baião. Mas o contrário é verdadeiro?

9- QUAIS OS PROJETOS PARA A BANDA EM 2012?

(Leco) Antes de tudo confiram nosso novo clipe:
http://www.youtube.com/watch?v=wGWGVEE8sZU&context=C3666d61ADOEgsToPDskKoTZaFaKXvFbsjjFqzj3V4
É o terceiro single do segundo disco, uma música que define bem nossa postura e nossas influências, todo esse papo acima! De resto, vamos lançar o quarto e último single no próximo mês, e terminar a produção do segundo disco, até abril, espero. Pois é, atrasamos no lançamento, não seguimos um cronograma de mercado.
E agora dia 19/01 estamos no SESC Pinheiros mostrando o Klatu vivo, ao vivo e em cores:
http://www.sescsp.org.br/sesc/programa_new/mostra_detalhe.cfm?programacao_id=210474
Quem puder apareça lá! E 2012 a luta continua, os planos são tocar, gravar e nos divertir sempre!
Valeu de novo pela oportunidade e continue com seu ótimo trabalho Everi!
veja também:
http://www.youtube.com/watch?v=wGWGVEE8sZU&list=UUmlqetAsQUDYsRIhYzSrwNw&index=1&feature=plcp

Nenhum comentário: