quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

ALPHARRABIO LIVRARIA E EDITORA


ALPHARRABIO LIVRARIA E EDITORA

Rua Eduardo Monteiro, 151 – Fone 4438-4358, Fax 4992-5225 – Santo André

e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br - http://blog.alpharrabio.com.br/
ALPHARRABIO – 20 ANOS
03.03.2012, sábado, às 10h30
A Livraria Alpharrabio, Editora e Centro Cultural sediada em Santo André, completa 20 anos de intensa e ininterrupta promoção cultural. Para marcar o aniversário, promove uma série de atividades que iniciam no próximo dia 03.03.2012, sábado, às 10h30, com a abertura da exposição "Do outro lado aqui", da artista visual Fátima Roque, ocasião em que amigos e frequentadores estão sendo convidados para um encontro de confraternização e celebração da data.

Programação completa de aniversário
Serviço:
Data: 03.03.2012, sábado, às 10h30
Abertura da exposição: "Do outro lado aqui", de Fátima Roque que marca o 20º aniversário da livraria, seguida de coquetel de confraternização.
Local: Alpharrabio Livraria
Rua Eduardo Monteiro, 151 – Fone 4438-4358
Fax 4992-5225 – Santo André, SP
e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br
www.alpharrabio.com.br
http://blog.alpharrabio.com


Programação aniversário 20 anos - 2012






03 de março, sábado, 10h30

Abertura da exposição:

Do outro lado aqui

Fátima Roque



Coquetel de Confraternização pelos 20 anos da Livraria

Exposição: Do outro lado aqui
Fátima Roque
Sobre a Atista:
Fátima Roque


20 de abril de 1960, São Paulo – Brasil
Fotógrafa e investigadora da fotografia na área dos processos fotográficos, para além da técnica. Fotografa com frequentes incursões pelos rios da Amazônia e ali ministra cursos e oficinas. Participa em grupos de discussão e atuação nas artes visuais e, especialmente, surrealismo, integrando o Grupo Surrealista de São Paulo. Expôs individualmente no Mezanino de Fotografia, Instituto Cultural Itaú SP (2005) curadoria Helouise Costa e integrou várias exposições coletivas dentre elas Surrealism in 2012 – GoogleWorks Center of Arts, Pennsylvania/USA; Iluminações Descontínuas, Convento de São José, Lagoa/Portugal; Exposição Internacional do Surrealismo Atual – O Reverso do Olhar/ Museu do Chiado, Coimbra/ Portugal; 2008; Atelier da Imagem/RJ 2008; Centro Cultural da CPFL/Campinas (2006); Prêmio Porto Seguro de Fotografia (2005 e 2006); Olhares Paulistanos/Paço das Artes (2005) e Outdoors, nas ruas (2004); Luzenças (2003), atual Estação Pinacoteca; Habitat II, em Instambul. É autora de livros-objeto de fotografia: Gaveta Fotográfica; Caixas de Quase Nada; Frederich Van Velthem e o Mar de Chacororé; Para sempre não existe; O Espírito do Tempo; O que está não é; “Outras Paragens”; Caderno de Descontroles (2006) e Aldeia (2007). Publicações: Sá, Lúcia - Life in the Megalopolis: México City and São Paulo – Editora Routledge, Londres; Rev. Brasileira de Educação – Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - Rio de Janeiro; “O que está não é” - Revista Fotofagia; Eder Chiodetto - Revista SENAC e Retrato dos Índios no Brasil – Séc. XIX . Recebeu alguns prêmios e dá aulas. Nasceu em São Paulo, vive em Santo André, SP, Brasil.
Fátima Roque

Av. Portugal, 1500 – apto 22

Jd. Bela Vista – Santo André - CEP 09041-320 – tel.(11) 4436 0321 – 9658 7727

faroque@uol.com.br e fa.roque@hotmail.com


http://surrealismin2012.org/surrealists_and_friends.htm;

http://issuu.com/itaucultural/docs/possibilidades_da_fotografia

http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br/2011/07/26/criacao-e-expressao-livros-a-partir-de-imagens/;
www.portoseguro.com.br;
www.cemwebdesign.com.br/encontrosepretextos;

Sobre a exposição:
Do outro lado aqui – não é mais do que pretexto para o encontro com o inesperado, a tentativa de propulsionar a imaginação pelo caminho dos sonhos através de imagens e objetos. Não se trata, portanto, de mimésis fotográfica, nem tampouco de matéria de prova, mas da tentativa de pôr a ver o humano onde o silêncio possa revelar-se.
O outro lado, aparentemente tão distante, é, na verdade, suficientemente próximo, a ponto de nos fazer entender que, de fato, inexiste. Estamos diante do tempo, elemento do ato fotográfico, repetido nas imagens de asas duplicadas a criar, paradoxalmente, borboletas de pedra encontradas como guarda às avessas, especialmente no material gráfico e no painel de entrada da exposição. Ali há a advertência, aos mais incautos, para deixarem-se levar sem prévias explicações, já que os sonhos não possuem roteiros.
No caminho O vazio não é sem, O gato de Schrödnger ou Viagem ao fundo do olho, A Camera Obscura e os retratos dos viajantes presentes, além das trocas. Os menos acostumados sentirão a ausência de explicações técnicas, esperarão aparelhos, lentes, indicações de impressões, dentre outros elementos totalmente prescindíveis, segundo a fotógrafa, mas que, como parte do processo, lá estarão de maneira não convencional, em conversas pessoais.



Barbara M. Watson

curadora



Barbara M. Watson é membro do PCM – Photo Center Mapetla – South Africa e participou da curadoria, à distância, aqui.





10 de março, sábado, 10h30 - Antonio Possidonio Sampaio, 80 anos - Homenagem



A Livraria Alpharrabio homenageia Antonio Possidonio Sampaio pelos seus 80 anos, escritor que, além de colaborador e cúmplice de ideias do projeto cultural Alpharrabio, inaugurou, em 1993, com o seu livro ABC Cotidiano - Cotidiário, o catálogo Alpharrabio Edições, hoje com mais de 100 títulos publicados.

O encontro consistirá de uma palestra autobiográfica, intercalada de leituras de

de trechos de quatro de seus livros, Sim Sinhor, Inhor Sim, Pois não... e Em Manhattan do Terceiro Mundo, livros que o autor classifica como "Fase paulistana" e Lula e a Greve dos Peões e Em Busca dos Companheiros, da "Fase Abeceana". Escritores amigos do autor foram convidados para a leitura.

Antonio Possidonio Sampaio, autor de 14 livros, dos quais 7 foram publicados pela chancela Alpharrabio Edições, ABC Cotidiano - Cotidiário; 1993; Andanças na Contramão - Reportagem Sentimental; Em Busca dos Companheiros; 1996; Sim Sinhor, Inhor Sim, Pois Não..., 2a. edição, 1997; ABC no Fim do Milênio, 1999; No ABC dos Peões (edição conjunta de A Capital do Automóvel e Lula e a Greve dos Peões); 2005; e Andanças com Salvador Bahia, 2006.





16 de março, 6ª feira, 18h30 - Lançamento do livro Diário de uma mulher em rota de chuva – Conceição Bastos

Sobre o livro:

"Um diário (ainda que toda poesia tenha um pouco de diário) tem ainda mais razões para se ouriçar diante de quem pretende invadi-lo, como a proteger segredos cuja guarda é tão insuportável quanto sua revelação.

É assim que os textos ocupam essa área nebulosa entre guardar e revelar (que, no limite, é também entre confiar e desconfiar do leitor), e talvez por isso tenhamos um livro repleto de trânsitos entre dentro e fora, cidade e corpo, sonho e realidade, ou, como diz a poeta, entre limbo e Olimpo.

Conceição Bastos, quando traz seu Diário à praça, preserva consigo ”a palavra/ Submersa/ Palavra-âncora/ chave para a porta do calabouço”. Mas, leitor, não se apresse em dizer se a chave aí é a que abre ou a que fecha; a que permite a entrada ou a que bloqueia. Como boa ouriça, aquilo que nela é defesa também é ataque. Proteja-se". Tarso de Melo, na apresentação.

Diário de uma mulher em rota de chuva
Conceição Bastos
Selo Dobra Literatura
Formato 14 x 21 cm - 64 páginas - 2011



24 de março, sábado, 10h30 - Conversa de livraria para pequenos leitores


Lançamento do livro A menina e o sol, de Júlio Gonçalves (texto) e Constança Lucas (ilustrações)

Na oportunidade, o artista Carlos Sereno fará a leitura encenada do livro, seguida de uma conversa com os autores que ficarão à disposição para autógrafos.
Constança Lucas: artista visual e ilustradora. Trabalha e vive em São Paulo. Atualmente é doutoranda em Artes Visuais, área Poéticas Visuais, pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). constancalucas@gmail.com
Júlio Gonçalves Dias: nasceu em Novo Horizonte, interior de São Paulo. Estudou Sociologia e Filosofia, deu aulas, trabalhou com jovens em projetos sociais e com crianças na rua. juliogdias@gmail.com
Carlos Sereno - Professor de artes cênicas e Educação Artística formado pelas Faculdades Integradas Teresa D’Avila. Ministra cursos diversos sobre a Arte de Contar Histórias, Voluntário Contador de Histórias atuando no Centro Hospitalar do Município de Santo André através da Associação Viva e Deixe Viver.
"A menina e o sol" retrata, de maneira sensível e poética, os "porquês" das crianças. Perguntas simples, e, por isso mesmo tão profundas, sobre a existência, o mundo, os afetos e a vida.

Não é por acaso que o autor do texto, Júlio Gonçalves Dias, tem formação em Filosofia (além de ser sociólogo). Muitas das perguntas que as crianças se fazem, especialmente nesta idade que A menina e o Sol representa, têm a possibilidade de um aprofundamento tão bem lapidado e sensível, dentro de um curto diálogo na essência que o fio da pergunta lança. É um diálogo bem dosado que instiga o "desembrulhar" da menina para outras e mais outras perguntas...sendo fiel às inquietações das crianças ao se debruçarem, curiosas, para conhecer o mundo.”

Editora Saraiva

Texto: Júlio Gonçalves - Ilustradora: Constança Lucas

Formato 30 cm x 23 cm - Acabamento : Brochura

Edição : 1 / 2011 - Número de Paginas : 24


04 de abril, 4ª feira, 18h às 21h00 - Lançamento do livro AMoral Poética, de Henrique Pontes

Primeiro livro do autor. Segundo ele "um muro sendo pichado por anjos".

Uma tentativa poética de rompimento, de insurgência à moralidade, aos claustros da linguagem, à necessidade de ser "digestiva" para o leitor, de ser bonita. Não aspira nem teme o fracasso. Fere ao acaso, e não lambe se lhe pedem. Não cutuca, nem fica de braços cruzados. Não faz o que se espera dela. Enfim uma poética amoral, que, em qualquer círculo que entre, nunca faz aquilo que se entende por poesia."

AMoral Poética

Henrique Pontes

Editora Multifoco - Selo Vale em Poesia

14 de abril, sábado, 10h30 - Conversa de Livraria
Laboratório da imagem - Conversa de Livraria com Kenji Ota

um papo ao pé das imagens, sobre o processo de produção/criação
Kenji Ota, fotógrafo e pensador dialoga com o público presente, a partir de suas imagens, originais e projeções, no Alpharrabio Livraria, em 14/04/2012.
Com trabalhos voltados para a fotografia experimental, Kenji Ota utiliza-se de diferentes suportes e materialidades. Mergulhado na tradição oriental, sua produção evidencia a valorização do acaso e destas experimentações na prática fotográfica. Kenji Ota é fotógrafo, e professor de fotografia no Centro Universitário Senac e na pós-graduação em fotografia na FAAP. Bacharel em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política da USP é mestre em Artes pela ECA/USP, com a Dissertação “Derivações: a errância da imagem fotográfica"

18 de abril, 4ª feira, 18h30 – Alexandre Takara, 80 anos - Homenagem
Homenagem a Alexandre Takara, pelos seus 80 anos decorridos em 2011, escritor que integra o Catálogo Alpharrabio Edições.
Takara profere palestra autobiográfica interativa, na qual, amigos escritores, farão a leitura de trechos de seus livros.
Alexandre Takara é autor de 5 livros, todos publicados pela chancela Alpharrabio Edições, são eles: Semeador de Lembranças, crônicas, Col. Prosas, 1996; Além da Prosaica Realidade (quase diário), coleção Imaginário, 2000; Educação Inclusiva - movimento hip-hop, ensaio, 2003; Entremundos, crônicas, 2004; Subsídios para o Entendimento das Relações entre Educação e Cultura (Artes), ensaio, 2008.
20 de abril, 6ª feira, 19h – Conversa de Livraria
Conversa de Livraria com Fátima Roque, a propósito do encerramento da exposição Do outro lado aqui

Nenhum comentário: