terça-feira, 6 de março de 2012

RAYMUNDO ARAUJO FILHO


Rio ou Ria de Janeiro: Velha, Decrepta e Injusta

Na verdade, eu ia escrever um artigo com o nome As Rugas da Vanessa Redgrave. Acontece que acabei de ver um filme sobre as safadezas dos EUA e dos países da Europa em geral, na questão da Bósnia, onde estabeleceram-se as ONGs humanitárias, na verdade agentes da prostituição, sequestro escravização de moças e assassinatos das “rebeldes”, onde a grande atriz fez um papel de uma das pessoas que conseguiram denunciar e condenar alguns agentes, um deles ao menos, o mesmo que fechou contratos com Bush pai, para a “reconstrução” do Iraque. O filme foi baseado em fato real.

Eu ia comentar que a Vanessa Redgrave estava soberba, com as suas rugas que definem a sua idade já não jovem, mas sim avançada, dando-lhe uma aparência digna, de uma idosa atuante e inteligente, que não rejeita histericamente o chegar da idade, como fazem, por exemplo a maior parte das atrizes, atores e apresentadoras da TV, notadamente as brasileiras que, desde a meia idade, quando não antes, passam a mostrar peitões e que tais siliconados, “bocas de tamanco, por uso de Botox, deformando-lhes o corpo, talvez no mesmo sentido que suas mentes se deformaram, de tanta alienação, que lhes são peculiar. Recomendo, um espetáculo de fotos da grande Diva Vanessa Redgrave, apenas escrevendo seu nome em portal de busca, e deliciando-se com mais de uma centena de fotos dela. Foi bonita demais na juventude e meia idade, e continua linda e digna na terceira idade.

Em vez deste artigo sobre a Diva, preferi este sobre a decrepta ex Cidade Maravilhosa cujos governantes gastam bilhões em reformas de fachada, mas que, no seu 447° presenteou a cidade com:

Um aumento de mais de 60% nas passagens de barcas, transporte usado por dezenas de milhares de pessoas diariamente.
Um transporte sem classificação possível no metrô e rede ferroviária, também privatizados
A menor atividade industrial dos últimos anos
TODAS as prais, do Leme ao Pontal e mais Flamengo e Botafogo, além de Ramos totalmente poluídas, como teve de assumir ontem, o secretário do plástico, Carlos Minc
A menor nota de avaliação do SUS, entre as capitais do sudeste brasileiro, a região mais rica.
A segurança nas mãos der bandidos fardados, como diariamente lemos na imprensa
A maior taxa de subsídios para o transporte urbano, que se tem notícias, subsídios para os empresários, é lógico.
Um aumento vertiginoso e crescente do número de favelas
A falência da rede pública de ensino
Um trânsito caótico e violentíssimo
Alto índice de poluição


Querem mais? Venham para o Rio e ainda assistam na TV Globo que aqui todo mundo é feliz, é cordial e vivemos rindo de tudo, além de que “ser carioca é um Estado de Espírito e, por isso, até a desclassificada Ana Maria Braga diz-se ser carioca, uma carioca...nascida em São Paulo (sem querer ofender os meus amigos e parentes paulistas, mas não sei se um baiano pode se dizer “paulista nascido na Bahia, assim impunemente....).

Fico com o poemeto do artista popular Escaramuça que diz
O meu coração rural
Ri do Rio
De Janeiro a Janeiro
(*)Raymundo Araujo Filho é médico veterinário e carioca, DOA A QUEM DOER.
Fonte: aqui em casa

Nenhum comentário: