segunda-feira, 21 de maio de 2012

ENTREVISTA COM A ATRIZ DANIELA ESCOBAR

Everi Carrara é representante, em Aratatuba,Sp, do Movimento Cultural aBrace (Uruguai-Brasil) , qual sou em belo Horizonte-MG, cultiva a memória de seus ídolos que já deixaram este Planeta, fisicamente mas ficam na lembrança dos seus admiradores- Glauber Rocha, Piva, nara leão – e dos que aqui ainda se envontram, qual Tom Zé, Daniela Escobar... Divulga Arte e Literatura, é amante da verdade e da Justiça, tudo enquanto escreve crônicas memoriais sobre sua cidade. Há alguns anos fez um concurso de poemas em parceira com o aBrace e o troféu teve o nome de Nara Leão. Seu tradicional jornal virtual TELESCÓPIO , onde tenho o prazer de ter textos publicados, bem de meu filho Allez Pessoa, baixista da banda tancredos (BH/MG), é muito lido e gosto de divulga-lo aqui. Clevane Pessoa ENTREVISTA COM A ATRIZ DANIELA ESCOBAR Querida atriz DANIELA ESCOBAR, nosso site cultural telescopio,completa 13 anos no ar,neste mes de maio, neste ano comemorativo,entrevistamos amigos/ídolos como TOM ZÉ, ARNALDO BAPTISTA, FERNANDA TAKAI,GLAUCO MATTOSO - é com muita satisfação que sempre divulgamos seu trabalho na tv e no cinema.
1- Como foi seu aprendizado profissional ao lado do saudoso mestre/diretor de teatro e ator, SERGIO BRITO?  
Foi o começo de verdade da minha formação de atriz. Foi quem me ensinou a ler texto, a entender o peso das palavras. Que elas tem cor propria e sendo assim um sentido proprio. Aprendi muito com ele. Foi o melhor de todos os professores que tive. 

  2- Voce me parece mais preocupada com a saúde do que com a sua beleza indiscutível, mas o brasileiro em geral está se condenando ás propagandas maciças de cervejas e carros,um consumismo que nos leva as doenças crônicas e mais de 60 mil mortes anuais no trânsito. O que o artista e o cidadão consciente podem fazer? 
Não poderiam pressionar as autoridades brasileiras sistematicamente? Os que são conscientes, já fazem a sua parte. O problema é que estes são um numero muito pequeno. Os inconscientes dominam o país. Pressionar as autoridades sistematicamente deveria ser sim um trabalho e uma obrigação de todos os cidadãos, artistas, ou não. Dos medicos, advogados, promotores, juízes, engenheiros ( esses ainda existem?) enfim de todos os que são obrigados a dividir os lucros do suor do seu trabalho.

3- A adoção de filhos para casais que não podem gerar mais,é uma benção,mas pode ser um ato de risco extremo, em razão da proveniência destes filhos, a herança hereditária,os conflitos que poderão ocorrer ao se pronunciar a verdade sobre a sua verdadeira filiação - voce já deve ter pensado sobre este tema,inclusive ao lado de psicólogas,como vê o ato da adoção,atualmente? 
 Pessoas que desejam adotar devem ser seres de alma muito elevada. Devem ter uma dose extra de consciencia e maturidade, para que quando ou se der defeito, estarem aptos a enfrentar de forma positiva.
  4- Como voce vê o Brasil, para seu filho André e para os demais brasileiros? estamos num país que não se importa com a segurança pública,educação, cultura, saúde...eu vejo esta consciência política em artistas como CARLOS VEREZA e CRISTIANE TORLONI 
- por que o brasileiro não expõe estas feridas que poderão comprometer o futuro dos nossos filhos?  
Porque a grande maioria não sabe que tem esse poder. E os que sabem e expoem, a imprensa é que não se interessa muito em publicar. 

5- Voce já citou TONY RAMOS como um ator de sua preferência, e quanto aos atores estrangeiros, há aqueles com os quais voce se identifica? quais seriam?  
Juliane Moore. Denzel Washington. Al Pacino. Sean Connery. E os filmes estrangeiros que marcaram sua formação, quais foram? Tem os que me encantaram pela fotografia e os que me encantaram pelo roteiro. O nome da Rosa. Sociedade dos Poetas Mortos. Asas do Desejo. Advogado do Diabo. Hero (Jet Li) Janela Indiscreta. As pontes de madison, Sob o sol da Toscana. As horas.

6- Nosso site cultural telescopio sempre divulga a música brasileira, que bandas ou artista nunca saem de sua preferencia musical? e estrangeiros?  
Gosto da voz e das letras Da Ana Carolina, da Adriana Mezzadri, do Renato Russo e do Cazuza. Do Raul Seixas e do Roberto Carlos, aquelas antigas de antes de eu nascer- jovem guarda...rsrsrs Os estrangeiros: The Cranberries. The Color Green, Damien Rice, Coldplay, Dire Straits, R.E.M., James Blunt, Jason Mraz, Joe Cocker, Sarah McLachlan, The Cors, Secret Garden, Tony Braxton e agora estou encantada com Adelle e Beyoncé. 

7- As mulheres que acompanham nosso telescopio,pediram para que voce relatasse sua atuação no cinema brasileiro,como foi? Eu pessoalmente achei sua atuação magnífica como BELLA LANDAU...e como diretora, há algo em sua mente,surgindo por aí? 

O cinema é minha paixão, sempre foi minha inspiração pra tudo na vida e não só para o trabalho. Estou produzindo um filme mas não gostaria de falar nisso por enquanto, quando estiver quase pronto é que vai ser a hora de expor. 

  8- Como foi a infância em SÃO BORJA/RS? pelo que sei,foi uma infância feliz, o carnaval tendo uma boa influencia em sua adolescencia -pensa em sair pela BEIJA FLOR em 2013? 
 Foi mesmo uma infância feliz. só boas lembranças, da familía, dos amigos que fiz e fazem parte da minha vida até hoje.. Se eu for sair em alguma escola será sempre na GRANDE RIO, que é a minha escola do coração. Também gosto da Beija Flor, mas sair mesmo é na Grande Rio. Sabe quando cai nas graças?

9- Fale um pouco sobre o filme "Finding Joseph", este seu personagem que não acredita em DEUS, parece ser uma hippie alcoolizada,como é sua religiosidade? Eu sou muito nietzschiano, o que pode gerar pouca compreensão nas pessoas, pelo espírito crítico.  
O Nietzsche teve uma influencia forte na minha vida dos 20 aos 30 anos. Quando li muito e concordava com o jeito dele de ver o mundo. Depois veio uma fase em que ficou claro pra mim, que vim ao mundo pra ser feliz e que não tenho tendência alguma à depressão ou pessimismos de qualquer natureza e fui procurar outros alemães pra me inspirar. O do Momento é o Eckhart Tolle. Recomendo!!

10- Há algo ainda que voce queira acrescentar sobre voce, seu filho, carreira, fãs? Filho: amor incondicional, agora "adolescendo", descobertas novas para os dois lados. Carreira: Sendo retomada aos poucos, depois de 5 anos de reciclagem bebendo na fonte que mais me inspira que é o cinema americano. Fãs: sempre muito carinhosos, não me esquecem de jeito nenhum e sempre demonstram isso em centenas de e-mails diarios, que só me fazem sorrir e a relembrar diariamente que meu jeito de ser e de trabalhar deixou/ deixa marcas positivas nas pessoas e lugares por onde passei e isso é mesmo muito gratificante. Beijos pra vc e sua equipe e boa sorte sempre!!

Nenhum comentário: