segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A MORTE DO AMIGO RAYMUNDO ARAUJO JR.


SOBRE A MORTE DO AMIGO RAYMUNDO ARAUJO.


   Fico sabendo sobre o falecimento de RAYMUNDO ARAUJO JR. meu amigo virtual - sua esposa TITA me comunicou a tragica notícia por email. Uma morte súbita, chegou, foi cochilar,e pouco depois, constatou-se a  morte. RAYMUNDO ARAUJO, tinha planos, era médico veterinário, queria mudar-se para o campo, aos arredores de cidade interiorana do RIO DEJANEIRO. Fiquei perplexo! não tive palavras para enviar por email, fiquei abatido temporariamente,o que dizer  para a esposa dele?. Somente agora, me recompus,lembrando que o "amigo virtual",não raramente é mais amigo que o vizinho próximo,o parente, o pretenso amigo que raramente nos faz uma visita ou nos deixa uma palavra de carinho,e encorajamento. Este distanciamento virtual,é falso, visto que nos correspondemos trocando confidencias, promessas, protestos, nossas paixões políticas/esportivas/cinematográficas/literárias e todo um arcabouço de familiaridades,que nem sempre contamos aos nossos "amigos mais próximos",e irmãos . Raymundo Araujo, era corajoso, não temia em criticar abertamente o mundo politicamente correto em que vivemos - seus artigos eram corrosivos e repletos de bom-humor! Detonava o xaroposo Lula, com argumentos eficazes, desmascarando as encenações petistas; com efeito, e com  semelhante proeza,também dinamitava a arrogãncia tucana. Conheço poucos articulistas que primam por esta coragem e veemência, numa epoca em que ,ter opinião própria, contra o rebanho que saca, contra esta gente com sorriso aberto com a boca cheia de dentes,como diria a canção do RAUL ,e sem motivo para tanta felicidade, é um ato raro, lúcido e destemido! RAYMUNDO não deveria morrer tão jovem, sei de pessoas com décadas de vida nos rodeando e nos aporrinhando com suas idelogias nazi-fascistas, seus ídolos de barro vociferando nos programas de tv e rádio com sucessos de meia-pataca - mas por que Deus permite que os amigos e as mães vão se embora? um religioso me disse que é porque DEUS quer vê-los bem perto dele  agora -ora, e nós,humildes mortais, não desejamos o mesmo?
 RAYMUNDO ARAUJO, aprovava minha admiração explosiva diante do talento de NARA LEÃO; minha coleção de cds do KING CRIMSON/ERIC CLAPTON/ ARNALDO BAPTISTA/FERNANDA TAKAI/TOM ZÉ; minha predileção política  por LEONEL BRIZOLA, meu apego ao pensamento de PIER PAOLO PASOLINI,minha devoção por John sebastian bach! Sabia de meus amores secretos, de minha angústia perante a dificil missão de educar um filho único, meu respeito pelos animais, minha angústia diante de um país sufocado pela corrupção, pela falsidade dos amigos e familiares, a destruição interminável da natureza, o ciclo irreversível do caos. Pois é,querido RAYMUNDO, estou aqui, sem lenço e sem documento, resistindo sempre, contra os dragões da maldade que nos cercam diariamente em todos lugares Este distanciamento virtual é falso, sou teu irmão, teu amigo, teu confidente, não consigo me desvencilhar de suas palavras e escritos que mergulharam em minha mente como um imã -  por isso,ouso dizer que tu vives mais do que nunca, que tu não morreu! que RAYMUNDO ARAUJO JR. está aqui, que mais do que nunca luta contra a burrice,a corrupção implacável deste país de ditadores e fantoches.
everi rudinei,teu amigo


tela: magritte

Nenhum comentário: