terça-feira, 7 de maio de 2013

ENTREVISTA COM LANNY GORDIN






Tenho a imensa satisfação de entrevistar o genial guitarrista LANNY GORDIN, um ícone do movimento tropicalista e da historia da música instrumental do mundo,um artista atuante e essencialissimo nos dias atuais e sempre.

1- prezado guitarrista LANNY GORDIN, entre os artistas brasileiros de ontem ou de hoje,com quem voce gostaria de ter tocado?
Com o Toninho Horta, porquê ele é dono de um bom gosto incrível!

2-a primeira guitarra,que vc ganhou do seu pai foi uma giannini 601, vc ainda preserva esta guitarra- quais as guitarras elétricas ou acusticas prediletas que vc as mantém sempre ao seu lado?
Eu não trouxe a Giannini para a minha atual casa. Ela ficou com o meu irmão que mora no meu apartamento. A minha guitarra predileta é a Gibson Les Paul (tive uma que foi roubada durante um assalto que sofri em 2000) e tenho hoje uma Gibson 135.
3- Como foi trabalhar musicalmente com GAL COSTA, gal a todo vapor ?
Foi o meu melhor disco com ela dentre os 4 que participei.
4- Como foi participar do disco branco do caetano veloso em 1969 - como foram as gravações, as brincadeiras, como foi o clima musical/
O disco foi um trabalho muito bom  de fazer. As gravações, eu escutava o playback e colocava a guitarra em cima. Só estava no stúdio o Rogério Duprat e nós nos divertimos muito contando piadas durantes as gravações. O clima musical foi muito harmonioso!

5- Havia muita improvisação durante os shows de GAL e o pessoal d aTROPICÁLIA, claro que voce tinha estudo,formação para improvisar,mas ,como diria o oscar niemeyer, "arquitetura é invenção", em música também,não é LANNY, liberdade total,mas com base, fundamento,não é ??
Eu sou músico autodidata, mas sempre tive base e fundamento dependendo dos meus estudos.
6- Como voce sente  a música de TOM ZÉ,um artista lúcido, cujas músicas resistem aos modismos?
Muito original.
7-  Eu acredito que voce deva passar muito tempo ao lado do seu violão,ou instrumentos musicais, isso faz parte do aperfeiçoamento musical do artista, o aprendizado é constante, nunca estamos satisfeitos com nossa jornada nesta vida, é assim com voce?
Continuo estudando diariamente até chegar à música pura.

8- Que músicos voce está ouvindo hoje,quem ainda te impressiona ?
Estou ouvindo Miles Davis que nunca pára de me impressionar!
 
9- a presença da mulher,da parceira, é essencial em sua vida, e assim como arte,te ajuda a suportar as crueldades desta vida e os absurdos que ocorrem em nosso país, sufocado pelos crimes,pobrezas e injustiças?
A presença da minha mulher é essencial na minha vida, mas eu não tenho consciência política.
10- há alguns livros ou filmes que voce goste de reler ou rever?
Gostaria de rever o filme 'Os Dez Mandamentos'.
11- e a parceria KAOLL & LANNY, o que mais lhe agradou nesta parceria e shows?
A convivência sempre muito boa com os meninos da banda.

12- LANNY, como voce vê o BRASIL hoje, depois de passar pela ditadura militar,a redemocratização -  o país no qual ainda morrem pessoas nos postos de saúde e mais de 50 milhões de brasileiros não possuem saneamento básico em suas casas?
O Brasil de hoje está passando por uma fase difícil, mas eu acredito na lei da evolução.
13- QUAIS OS SEUS PROJETOS ATUAIS?
Lançar meu novo disco com a participação do Pepeu Gomes, Luís Carlini, Edgard Scandurra, Sérgio Dias e Frejat, que está em pós-produção.
Tenho também outros projetos que estão sendo gestados e que falarei oportunamente.


abçs do fã
everi rudinei carrara - ARAÇATUBA/SP -site telescopio.vze.com

Um comentário:

Ivone disse...

sucesso, lanny gordan...
a música é um remédio pra alma...