sexta-feira, 28 de junho de 2013

ENTREVISTA COM MARQUINHOS ZAMBON





entrevisto o amigo e grande guitarrista MARCO ZAMBON, o qual reside em bauru/sp, e sempre foi um pessoa simples e um tremendo artista, o melhor guitarrista de Araçatuba e região.

1- Você sempre foi um músico intuitivo extraordinário,á exemplo do velhos guitarrista de blues norte americanos.  continua não lendo partituras?  
Obrigado   ,leio , mas catando milho , mas já leio um pouco melhor que antes .

2- quais as melhores lembranças que você guarda dos amigos de Araçatuba?
 
Poxa , são tantas , algumas eu diria que até impublicáveis aqui , tenho muitos amigos aí , se for colocar todas , daria um jornal , mas me lembro de quando vinhamos a Bauru, eu e você Rudinei, de trem comprar discos (LP) na extinta discoteca de Bauru , uma loja que era referência em todo o estado (O Silvio , dono é um dos caras que mais conhece música que já conheci  ),e numa destas comprei o Steve Howie Albúm que impregnou em mim aquele estilo Chick Boom do Country , Western , Ragtime e jazz , aquele lance Scott Joplin , além do meu começo de aprendizado com você , o Edson ,o Mendonça e o Sergio , e a gente tocando Beatles a noite inteira , me lembro de te ver tocando Julia do John Lennon ,e aprendi os acordes   , e até hoje  a toco .

3- Quais os episódios mais engraçados que você já presenciou no palco? cite alguns
   
foi quando fui tocar com o Musical Della Barba , do Netão , em Promissão , acho que o público não curtiu muito o som , jogaram ovos e Abacate podre na gente , sorte que não acertaram em ninguém , apenas no Sax que virou um liquidificador batendo Abacate podre , houve partes do baile muito engraçadas, o Marquinho (Marco Aurélio) meu xará cantando com a revista Vigu segurando-a a sua frente , e no momento de um solo de guitarra fui pisar no pedal que era um fuzz caseiro com a placa do circuito solta ainda , o palco era baixo e alguém se sentou no pedal e ele entrou em curto , quando liguei , a microfonia foi infernal , parecia um tiroteio de guerra , e o povo UHUHUHU Huhu .

4- Qual são seus instrumentos, os que têm seu ambiente caseiro,e os que mais gosta de tocar em particular? Tenho violão , Banjo , Gaita , guitarra , estou sempre com o violão a tiracolo .

5- E os guitarristas ou músicos brasileiros e estrangeiros que você sempre ouve,quais são?
  Ouço de tudo , dos mais variados tipos de música , sempre ouço os antigos . De Brasileiros gosto muito do Gil , Marco Pereira , Ulisses Rocha , Helio Delmiro  , George Benson nos EUA , e Harry Sacksioni na Europa , que conheci com o Marcelino Duarte .
6- O que houve de mais desagradável em sua carreira musical ?
     . Não tenho nenhum fato  que possa dizer desagradável . 
Acho que o mais desagradável na carreira musical seria a  má remuneração  e o preconceito que nos causa a marginalização 

7- Você está construindo um estúdio,como será o esquema?
 Apenas um estúdio caseiro , para aprender , quem sabe num futuro próximo , possa me profissionalizar na área , gosto muito 

8- Fale-me um pouco sobre as obras de Garoto (augusto sardinha), você me disse que pretendia estudar um choro dele.  
Toco" Lamentos do Morro" , inclusive toquei esta música num seminárío de violão em Osasco para um platéia exigente , alguns  hoje concertistas internacionais até , sob a batuta de Edelton Gloelden (Porfessor da Usp de violão erudito) , tremia feito taboa no vento , quando acabei ele veio a mim e disse de cara , estes slides ( escorregadas) de rock não servem para o violão erudito , foi engraçado .Já toquei também Choro Triste nº2 e Tristezas de Um Violão , comecei o Jorge Do Fusa, mas não terminei , tenho uma boa mão direita , mas a minha esquerda não a acompanha . E Garoto tem acordes complicados . Acho que Garoto exige uma boa dedicação , um ano , 2 , seis meses , por aí .


9- Vejo alguns músicos exímios, velocistas, tocam como se estivesse dirigindo um carro á 500 kms por hora..mas penso que isso inibe o feeling,certo colorido, a harmonia bem elaborada de acordes mais dissonantes,como no caso do GAROTO, que criava harmonia dissonantes e densas,oque você pensa sobre isso? 
Certamente que o Garoto era um virtuose assim como Bach, mas o feeling também reside na construção perfeita e preciosa com que encadeavam suas melodias e harmonias , acho que na música assim como no sexo , existem momentos mais vorazes e outros mais suaves .  Existem músicos muito velozes como Frank Gambale , Valdir Azevedo , Hamilton de Hollanda , Chick Corea, jaco Pastorius  , mas que também sabem tocar com apenas 3 notas com um sentimento absurdo  , e fazê-las soar inéditas com cores diferentes , no ritmo , dinâmica etc .

10-  Quais são seus grandes desafios como executante da guitarra? 
  A guitarra , o desafio é tocar bem , e conseguir tocar num volume baixo com certeza , este é um grande desafio .
  
Abraços meu querido mestre

Nenhum comentário: