quarta-feira, 13 de novembro de 2013

ENTREVISTA COM A ATRIZ CLARISSE ABUJAMRA




Entrevisto,a atriz/coreógrafa/diretora CLARISSE ABUJAMRA, consagrada por suas atuações em teatro, cinema e tv.



1- CLARISSE, pesquisando informações sobre sua carreira como atriz/coreógrafa/diretoria, percebo que o ator  ANTONIO ABUJAMRA, foi uma de suas maiores influências -eu o conheci pessoalmente em 2005, em seu programa PROVOCAÇÕES, ele te impulsionou a fazer teatro e a compreender a dimensão da realidade, como foi esse processo?
*Antônio Abujamra é meu tio, irmão de meu pai e por isso não processo e sim uma sequencia de dias vividos ao lado dele e  seu incentivo constante pra que eu fizesse teatro. Quando fui estudar dança nos EE.UU ele me pediu que fizesse um curso de interpretação,mas à época era a dança e só a dança.
 

2- Você é apaixonada por poesia, poesia no palco, considera que a poesia pode ainda ajudar a mudar as pessoas ?
** A poesia assim como os bons livros a boa musica...e por aí vai... enobrece nossa alma. Em cada canto de minha casa vc encontra um livro de poesia e religiosamente leio pelo menos um  poema por dia. Com certeza a poesia nos salva da mediocridade.
 

3- Os jovens de um modo geral,não lêem boa poesia, não vêem bons filmes...que poetas ,livros e filmes você recomenda aos jovens? Eu me lembro que os primeiros livros que li foram as obras de Hermann Hess e peças de Nelson Rodrigues. 
*** O que não falta são bons livros, faltam escolas que entendam a supremacia a necessidade a `` utilidade publica `` que é ARTE . `` De Mandelstan para Stalin ``, é um grande livro !!!


4- Como foi fazer cinema , a convivência com o saudoso WALTER HUGO KHOURI, um diretor , no final dos anos 60? Sempre achei este diretor introspectivo, diferente dos rumos do cinema novo.
***Meu querido eu era uma menina que nem sonhava em fazer cinema ou atuar,mas fui assistir a uma filmagem me encantei e acabei fazendo um personagem, era uma estudante que ia entrevistar Paulo José, meu material era  claquete, giz e textos...assistente chegou e me perguntou : Você viu a Claquete? e eu  : Desculpe sou nova aqui e não conheço ninguém....um exemplo pra vc perceber o quanto fora da realidade estava.

5- Em determinada entrevista concedida você salienta que sua atuação mais difícil em cinema foi em CHEGA DE SAUDADE, porque talvez tivesse que enfrentar falas curtas e o poder arrebatador do silêncio, é isso?
*****Com toda certeza foi Chega de Saudade o trabalho mais difícil. Não digo uma única palavra no filme e um mundo para exprimir. Agradeço à direção de Lais  Bodansky e ao Walter Carvalho ter conseguido vencer as dificuldades.
 

6- Como você enxerga o Brasil atual, enquanto  cidadã? 
****** Enxergo, e sofro com profundo desapontamento e pesar.Enquanto a EDUCAÇÃO  não existir para todos e com qualidade, seremos pobres cidadãos.
 

7- Passados alguns anos, adquirimos uma certa releitura dos livros e músicas que conhecemos, em razões das vivências que tivemos. Quais os autores que estão sempre em sua cabeceira?
*******Os poetas, sempre os poetas !!!


abçs do fã
everi rudinei carrara/músico/poeta/editor do site  cultural telescopio.vze.com

Um comentário:

Ivone disse...

que beleza....atriz de talento...
e cultura...