sexta-feira, 15 de maio de 2015

BB KING



B.B. KING SE JUNTANDO AOS OUTROS DEUSES DA GUITARRA.


  B.B. KING morreu. Acordei com essa notícia passada pela minha irmã  hoje pela manhã. Lágrimas vieram inundar-me os olhos já cinquentões. Parece que parte de mim sentiu o golpe porque cresci ouvindo blues/chôros/música erudita/bossa nova, tudo que eu considerasse belo e essencial pra mim,para minha formação musical e literária. Mas BB KING assim como MUDDY WATTERS e tantos outros, expressam a natureza melancólica do BLUES, bem ao estilo do que os nossos compostores negros antigos expressavam os choros e os sambas.Mas as lágrimas cultivadas em meu rosto brotaram as recordações que me vieram a mente quando ouvia BB KING enquanto eu namorava quando jovem ainda,e as perdas que tive, perdas de pessoas ,amigos que amavam os blues de BB KING.Amigos poetas que se foram, mais antigos que eu,que sempre me recomendavam ouvir BB KING, visto que eu eu já havia comprado e me fascinado com ERIC CLAPTON/HENDRIX ,esses caras todos,os quais minha geração foi reverenciar no limiar dos anos 80. Ainda em 1980, convidei o guitar-hero MARCOS ZAMBON para descermos em Bauru/SP, para comprar discos em vinil de BB KING/STONES/JEFF BECK...Naquela época,me lembro que ZAMBON estava sendo influenciado pelo jazz e pela guitarra de E. VAN HALEN,mas ouvia blues á beça.Talvez BB KING tenha sim, adotado alguns licks de seus predecessores,como dizem,mas os refez ao seu estilo,o que o consagrou - JOHN LENNON dizia, que quase sempre "se furtava notas e melodias" de artistas mais antigos. O timbre, os riffs de BB KING serão sempre inesquecíveis, porque constituem sua MARCA, seu registro, sua assinatura magistral -tal como observamos em DAVID GILMOUR/KEITH RICHARDS/STEVIE HOWIE/HENDRIX/JEFF BECK/CLAPTON...Siga em paz, mestre querido!!! BLUES É LÁGRIMA, mas também é festa; ritmo, sensualidade, ginga, que BB KING tenha se juntado a outros deuses da guitarra no céu em festa com sua chegada,é o que penso.
everi rudinei carrara .editor do site telescopio.vze.com/pianista/poeta/advogado.

Nenhum comentário: