segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

DAVID BOWIE



BOWIE, nosso herói, regravou stones!.
Mais um pop star se foi.DAVID BOWIE,não resistiu ao câncer. O primeiro amigo meu e músico que me falou sobre BOWIE no começo dos anos 80 foi o poeta negro EDSON ( o África), Eu já havia o BOWIE dos discos ALADIN SANE/SCARY MONSTERS/ON STAGE/PIN UPS. Mas o poeta EDSON, conhecia o idioma inglês como nenhum outro em Araçatuba naquela época provinciana,e comigo seguia traduzindo algumas letras de canções do BOWIE - foi no mesmo período em que eu estava descobrindo as magias de LOU REED em "STREET HASSLE" 1978.
Mas como eu sempre fui um fã doente pelos ROLLING STONES, gostei demais da versão que BOWIE fez para LET'S SPEND THE NIGHT TOGETHER, de jagger/richards,um rock gostoso e chacoalhante de 1967.BOWIE regravou essa em seu disco ALADIN SANE. Espantoso o arranjo para piano,bem acelerado, dançante,rock and roll puro! A voz de BOWIE grave,se contrapondo vertiginosamente. Anos mais tarde fui comprando seus discos, e me deparei com fases complementares da obra de DAVID BOWIE,a fase alemã, os excelentes LOW/HEROS. A fase glamorosa de ZIGGY STARDUST, o soul music de DIAMOND DOGS - alguma coisa dançante e não muito inspiradora em CHINA GIRL/MODERN LOVE/...AFINAL, nem sempre os grandes artistas são eficientes, há falhas,momento da vida em que as coisas não se encaixam,em que perdemos o controle.Mas BOWIE sempre ressurgia tentando algo, firmando-se como cantor ou escolhendo um repertório inusitado e bom.ELE sempre foi verdadeiramente um cantor, assim como ELVIS PRESLEY, embora aparecesse com guitarras e sax.EM SEGUIDA, apreciei e recomendei aos amigos e inimigos que prestassem a atenção nos discos LODGER/station to station/ THE MAN WHO SOLD THE WORLD, pela inventividade de BOWIE em assimilar novas tendências musicais, não deixando de preservar sua essência pop magistral.OUÇAM SEUS DISCOS.leiam suas entrevistas, vejam seus filmes e documentários. claro,teve problemas com drogas como quase toda a sua geração,ma shá quem não tenha problemas? há quem não tenha problemas com drogas e seja xarope demais, e fique anos nos atormentando com safadezas e diabruras com traições e hipocrisias ao extremo. BOWIE não era apenas um astro do rock, era um homem inteligente, pensava, era também um poeta que irradiava bom humor, nobreza,sensibilidade apurada, ousadia, em plena era da automação. E isso,hoje dia ,ainda é raro de ser ver,nesse planeta dos infernos.
everi rudinei carrara
site telescopio.vze.com

Nenhum comentário: